Porque minha orquídea não floresce?

 

       Primeiramente é importante certificar-se de que sua planta está na época certa de floração. A maior poarte das orquídeas floresce apenas uma vez por ano. Pra nossa tristeza, algumas ficam menos de duas semanas floridas durante o ano. 

       Segundo, precisamos entender que a floração é o auge de um ciclo. A orquídea passa um ano inteiro se preparando, se fortalecendo, para então mostrar a sua flor na expectativa de gerar sementes.  Isso quer dizer que sua planta precisa estar em boas condições de cultivo e nutrição para florir. Mesmo assim, orquídeas podem tentar florir fracas como um "ultimo suspiro", sendo neste caso ideal que voce corte os botões mesmo antes de abrirem para não perder a planta. 

 

Mas, e se a sua orquídea estiver com toda aparência saudável, crescendo bem e não florescer? 

 

1- A orquídea que voce cultiva tem necessidades específicas? 

          Algumas orquídeas, principalmente as que tem seu habitat fora do Brasil, tem muitas vezes necessidades especiais. Algumas delas esperam um sinal da natureza para florirem. Por exemplo, os populares Cymbidium precisam de um período frio para florescer. Elas esperam por esse sinal, já que na natureza florescem após o período de formação de neve. Experimente cobrir a planta com gelo no mes de maio! em julho terá uma linda floração (temperaturas noturnas de 10 a 15 °C nos meses que antecedem a floração também podem funcionar bem). Assim também as Coelogyne precisam de frio para saberem a hora de florir.  Já os dendrobium, para florescerem necessitam de um período de seca de maio até julho, além de dias curtos, de 9 a 10 horas, com temperaturas frias, entre 10 a 13 °C, por 3 meses. Se não tiver esse periodo de seca poderão no maximo dar um floração fraquinha, mas normalmente dão muitas mudas. Da mesma forma, dias curtos com temperatura mais baixas são pré-requisito para floração de Miltoniopsis e Zygopetalum.  Já as campeãs de floricultura, as Phalaenopsis, requerem temperaturas noturnas de 15,5 °C e diurnas de 25 °C para florescerem, sem uma duração especial para o dia. Assim, voltamos ao ponto de que o fundamental é conhecer exatamente as necessidades de sua planta.

 

2 - Será que está com alguma deficiencia nutricional? 

        Uma das deficiências nutricionais que tem como resultado a ausencia de floração é a do elemento Fósforo (P). Se voce estiver dando uma adubação balenceada de qualidade, essa provavelmente não é a causa da ausência de floração. O que voce pode tentar, é aumentar a concentração de fósforo na adubaçao a partir de quatro meses antes da época normal de floração. Isso por si só,  ja aumenta a quantidade e qualidade das flores. Leia todos os detalhes no item "Adubação" no menu "cultivo"

 

3 - Será que esta faltando luz? 

         Essa é sem dúvida a maior das causas de as orquídeas não florescerem. Acontece que muitas vezes compramos as orquídeas em flor, colocamos elas dentro de casa para contemplarmos as flores e depois de terminar a floração, ainda deixamos ela dentro de casa esperando virem novas flores. Se voce não tem um orquidário, precisa ler o topico "ORQUÍDEAS NO APARTAMENTO"  no menu "cultivo". 

 

4 - Será que existe alguma praga atacando sua orquídea? 

        Especialmente plantas que ficam dentro de casa são muitas vezes atacadas por pulgões e cochonilhas. Essas prgas são sugadoras, isso quer dizer que vão sugar os nutrientes e a orquídea acaba por não ter forças para florir. 

  • Facebook Social Icon

© 2020 Portal do orquidófilo

administrado por MARCELO ZAGER

Visitas