Como medir a umidade relativa do ar?  Higrômetro caseiro

       Manter a umidade relativa do ar elevada é um dos requisitos para o sucesso no cultivo da maioria das orquídeas.

          Toda vez que a umidade relativa do ar cair abaixo de 60% , nossas orquídeas não mais encontram ideais para o desenvolvimento, tendo mesmo espécies mais sensíveis que avançam rapidamente para a desidratação

         Para a medição da umidade relativa do ar usamos uma aparelho chamado higrômetro. É recomendável ter um dessses dentro do orquidário, mas se não for possível, voce ainda pode medir a umidade relativa de maneira bem simples. 

 

 

1 - Método com um termometro de bulbo de mercúrio

 

Vai precisar: 

- termometro de bulbo de mercurio; 

- algodão; 

- água; 

 

Como fazer: 

Voce deve medir a temperatura no orquidário (anote). Depois, envolva o bulbo do termometro com algodão umido e espere por 10min (anote a temperatura). Agora voce tem dois valores diferentes de temperatura, veja essa diferença e cosulte a tabela abaixo: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       Por exemplo, hoje esta 25 graus, e a diferença das medidas de bulbo seca e úmido foi de 4 graus.  Então, na primeira linha localize a temperatura de 25graus e na primeira coluna localize a diferença de 4 graus.  Ligando a linha com a coluna, conclui-se que a umidade relativa do ar hoje esta em 70%

 

 2 - Metodo do fio de cabelo

 

Material: 

- Plástico reto de 8 por 8 cm

- Tesoura

- Fita adesiva

- Moeda de dez centavos

- 2 taxinhas

- Cola

- 3 fios de cabelo humano de 20 cm de comprimento

- Uma base de isopor de 23 por 10 cm

 

Como fazer: 

  1. Corte o plástico reto de 8 por 8 cm em um triângulo isósceles (um triângulo com dois ângulos do mesmo tamanho) com a tesoura. Isso vai servir como o indicador do seu higrômetro caseiro.

  2. Coloque a moeda de dez centavos no vértice do triângulo e prenda-a com fita adesiva.

  3. Coloque uma tachinha que passe pela parte de baixo do indicador e na base do seu triângulo. Assegure-se de que o indicador possa mover-se livremente em volta da tachinha com seu movimento.

  4. Use a cola para grudar os fios de cabelo no plástico, entre o buraco da tachinha e a moeda. Esses fios devem estar paralelos à base do triângulo.

  5. Coloque o indicador em sua base de isopor, a cerca de 3/4 do topo da borda de baixo.

  6. Prenda a tachinha no indicador, atingindo a base de isopor. Enfie-a o bastante para manter o indicador preso à base. Assegure-se de que ele ainda pode mover-se livremente depois de ser preso.

  7. Coloque a outra tachinha na base de isopor, a cerca de 2,5 cm do topo, enquanto ela permanece alinhada com a tachinha que prende o indicador.

  8. Puxe os fios de cabelo firmemente para que o indicador fique paralelo à borda de baixo da base de isopor. Isso deve fazer com que os fios fiquem perpendiculares à posição da base.

  9. Aplique cola nos fios de cabelo para grudá-los à tachinha de cima. Use sua tesoura para aparar os fios, se necessário.

  10. Coloque seu higrômetro fora de casa. Os fios de cabelo ficarão mais compridos por conta da umidade do ar, permitindo que o indicador aponte para baixo; o ar seco vai causar a contração dos fios, levando o indicador a apontar para cima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Facebook Social Icon

© 2020 Portal do orquidófilo

administrado por MARCELO ZAGER

Visitas