Defensivos caseiros 

      Existem muitos produtos químicos disponíveis no mercado para o controle de pragas e doenças nas orquídeas. No entanto, normalmente temos as nossas plantas perto de casa, junto a nossos animais de estimação e, nestes casos, não parece ser uma boa idéia o uso de produtos altamente tóxicos. Por isso, segue uma lista de sugestões para fazer o controle de maneira organica, deixando o controle químico para ultimos casos,  

Chá de Camomila (Matricaria recutita)

 

       O chá de camomila é eficaz contra fungos de solo, os que são responsáveis pela podridão (tombamento) do seedling recem plantados. O Efeito dura alguns dias, quando deve ser reaplicado.

 

 

Chá de Confrei (Symphytum spp.)

 

        Tem sido usado para estimular o enraizamento.  O confrei é rico em alantoína, um potente estimulante do crescimento celular. 

 

 

Chá de Mel 

 

        Use uma colher de chá para um copo americando de água morna e mexa até dissolver.  A solução pode ser usada como hormônio enraizador

 

 

Cebola, alho e Pimenta Malagueta

 

Excelente para combater pulgões e cochonilhas. Bata uma cebola com alguns dentes de alho, uma pimenta malagueta e um pouco de água no liquidificador.  Peneire e deixe descansar por uma semana. Use 100ml da mistura para cada litro de água.

Chá  de  Salgueiro  (Salix  spp.)  e  Alamo (Populus  spp.)

 

       Podem ser usados separadamente ou em conjunto para obter enraizamento. O ideal é coletar as folhas recem brotadas e mecerar elas com um pouco de àgua morna (50  e 70 graus). A orquídea pode ser deixada de molho nessa mistura por várias horas ou mesmo passar a noite.  A mistura pode ser guardada e frasco fechado na geladeira por 2 meses.  

     O salgueiro é rico em ácido Indol butírico, um importante hormonio responsável pela proliferação celular e consequente enraizamento. Contem também acido salicílico, que ajuda a planta a se proteger de fungos e bactérias.

Chá  de  losna (Artemisia absinthium)

 

       Tabém chamada de absinto, é usada para combater lagartas e lesmas.Faça um chá colocando 30 gramas em um litro de água e fervendo por 10 minutos.  Dilua 100ml de chá em um litro de água e pulverize.

Neem (Azadirachta indica)

 

      Normalmente é encontrado na forma de óleo, no entando, existem relatos do óleo de neem queimar botões e brotos novos de orquídeas.  Além do óleo, pode ser também prepara uma solução batendo no liquidificador 250g de folhas de neem em dois litros d'àgua. Deixe descansar por duas horas no escuro, depois filtre e misture em mais 18 litros de água. Pode ser armazenado por tres dias.       

Como inseticida, é indicado para controle de lagartas, pulgões, vaquinhas (diabrótica), gafanhotos e pequenos besouros. 

Calda de Sabão e Alho

 

       Inseticida eficaz no combate de cochonilhas brancas ou com carapaça e pulgões.  Amasar 3 dentes de alho e misturar com uma colher de sopa de sabão de coco em raspas ou em pó. Diluir em 1 litro de água quente. Deixe esfriar, filtre  e pulverize sobre os insetos. Pode ser armazenado por até dois dias. 

Óleo Vegetal

 

       Inseticida contra cochonilhas de carapaça (cabeça de prego, escama virgula, escama farinha, parlatória, piolho de São José, etc. ) e cochonilhas sem carapaças ( cochonilhas verde, marrom e pardinha), ainda pulgão, lagartas, moscas, mosquitos, ácaros (acaro vermelho), ovos e larvas de insetos, tripes e mosca branca.

      Usar 1 kg de sabão comum + 8,0 litros de óleo vegetal (soja, girassol...)+ 4,0 litros de água. Ferver e dissolver o sabão picado em 4 litros de água. Retirar do fogo e dissolver vagarosamente 8 litros de óleo vegetal. Diluir 100ml para cada litro de água e pulverizar. 

Bicarbonato  de  sódio

 

       Fungicida que combate a antracnose e míldio. Diluir em 4 litros de água uma colher de chá de bicarbonato e 2,5 colheres de óleo vegetal, bater bem, em seguida, adicione meia colher de chá de sabão em pó. Aplicar semanalmente até que a doença desapareça.

Chá  de  samambaia 

 

       Colocar 500 gramas de folhas frescas ou 100 gramas de folhas secas em um litro de água. Ferver meia hora. Para aplicação diluir 100ml deste macerado em um litro de água.Controla ácaros, cochonilhas e pulgões.

Macerado  de  uritiga

 

       Colocar 500 gramas de folhas frescas ou 100 gramas de folhas secas de uritiga em um litro de água e deixar dois dias. Para aplicação diluir em 10 litros de água e pulverizar sobre as plantas ou no solo. Controla pulgões e lagartas (aplicado no solo)

 

Fumo  de  corda


        O fumo de corda pode ser picado (10 cm de fumo de corda e  colocado em um litro de água por um dia em recipiente não-metálico com tampa. Diluir em 10 litros de água e pulverizar as plantas. 

        Pode também, picar 10 cm de fumo picado em uma tijela e cubrir com álcool. Deixar por 15 dias em recipiente fechado. Para usar, coe e misture um copo  com  250 gramas de sabão e 10 litros de água. 

Controla cochonilhas, lagartas e pulgões.

 

Canela  em  pó


        A canela em pó é bactericida e fungicida eficiente contra a podridão das orquídeas. O ideal é cortar as partes afetadas e polvilhar canela em pó. 

Cerveja


        A cerveja atrai lesmas e caracóis. Fazer armadilhas com latas, tirando a tampa e enterrando-as a com abertura no nível do solo. Colocar um pouco de cerveja misturada com sal. As lesmas caem na lata atraídas pela cerveja e morrem desidratadas pelo sal.

Urina  de  vaca

 

        A urina de vaca pode ser usada para o controle de lagartas, formigas, cascudos, pulgões, cochonilhas e previne o ataque de algumas doenças. Tem ação fungicida.

Coletar a urina e deixar em recipiente plastico fechado por tres dias para a uréia se decompor em amônia. 

Misturar 100ml de urina de vaca em 10 litros de água e pulverizar.

 

Leite

 

       O leite atua no controle de ácaros, doenças fúngicas e viróticas.

       Misturar um litro de leito com 100g de bicarbonato de sódio e 20 litros de água e pulverizar. Repetir a cada 10 dias. 

        Para atrair lesmas, distribuir no chão e ao redor das plantas, estopa ou saco de pano molhado com água e um pouco de leite. De manhã, virar a estopa ou saco e matar as que se reunirem embaixo.

 

  • Facebook Social Icon

© 2020 Portal do orquidófilo

administrado por MARCELO ZAGER

Visitas